Festivais de Teatro Criam Palco Virtual e realizam Edição Especial


Crédito: Brunno Martins

Um TERRITÓRIO é bem mais que um lugar qualquer, e vai além de um simples espaço que se rodeia ou que se aponta num mapa, ou na tela de um smartphone. E nesse espaço o MUNDO INTEIRO cabe num PALCO. Para se criar o mapa de um TERRITÓRIO e de um PALCO é preciso juntar uma diversidade de outros mapas: mapas para o pensamento e o devaneio, para a reciprocidade, para a expressão e a identidade, mapas para a fábula, o lúdico, e para a expressão artística. Esse é o conjunto que empresta substância às territorialidades de uma cidade e sua cultura, revelando o nosso território e abrindo um mapa da cena potiguar em forma de um Festival especial: Os Festivais TERRITÓRIO CÊNICO e O MUNDO INTEIRO É UM PALCO se unem, nesta semana em que se comemora o Dia Mundial do Teatro (27 de março), para desbravar o mundo na territorialidade virtual. A programação virtual acontecerá de 26 a 31 de março e estará disponível gratuitamente no site http://bobox.com.br/festival .

O Festival irá promover uma programação cultural durante uma semana, com sete apresentações de espetáculos teatrais e um workshop, em um ambiente virtual proporcionado exclusivamente para esta experiência. Esta edição especial também recebe a “Inquieta Cia de Teatro”, com as duas versões do espetáculo “Metrópole”, com Silvero Pereira e Gyl Giffony, de Fortaleza/CE; e a Cia. Pão Doce, com sua versão remota do espetáculo “A Casatória c’a Defunta” de Mossoró́/RN.

Além da programação de espetáculos, no dia 28/03, às 16h, os atores Silvero Pereira e Gyl Giffony ministram o workshop “Artesanias Digitais”. Neste encontro serão abordados aspectos específicos da criação, técnica e produção com plataformas virtuais, tendo como parâmetro aprendizados e saberes presentes no experimento “METRÓPOLE ON-LINE | Arte para alimentar”, da Inquieta Cia., realizado pelos atores. Com estreia em junho de 2020, a montagem se consolida como referente das possibilidades inventivas de artistas da cena nas redes sociais, chamando atenção para o uso criativo de recursos do Instagram.

Os artistas-produtores apresentarão características do processo criativo, dentre elas: germes criativos e relação com plataformas virtuais; organização do processo criativo; composição e montagem; atuação e contracenação; iluminação, som e direção de arte; produção e divulgação. Após a apresentação e exposição desses tópicos, abre-se um espaço de diálogo à comentários e questões de todes, todas e todos participantes. As inscrições para o workshop estão abertas e podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/tcjJKFcYpRHxUBgz9

Dentro da programação do Festival acontecerão, a partir do dia 26/03, às 16h, no perfil @boboxproducoes no Instagram, lives de bate-papos com os atores: Rogério Ferraz, Titina Medeiros, Dudu Galvão, Dudu Galvão e Enio Cavalcante, sobre os processos de criação de suas obras. As lives serão comandadas por Heloisa Sousa - encenadora, crítica de teatro e pesquisadora. Licenciada em Teatro pela UFRN e mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição, Heloisa atualmente é doutoranda em Artes Cênicas pela USP. É uma das fundadoras do Teatro das Cabras, onde desenvolve suas pesquisas sobre composições de imagens para a cena. Além disso, é uma das editoras e criadoras do site Farofa Crítica, para onde escreve periodicamente críticas de teatro, dança e performance.

Essa vasta programação de ação de fruição e formação é realizada pelos coletivos: Grupo Estação de Teatro; Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare; Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias e Casa de Zoé, sob coordenação da BOBOX Produções, agentes criativos sediados no TECESOL (Território de Cultura, Educação e Economia Solidária), localizado em Neópolis – Natal/RN.

O Festival Território Cênico e O Mundo Inteiro é um Palco tem o patrocínio da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. E é uma produção da BOBOX Produções e TAYÓ Produções.


SERVIÇO

Festival Território Cênico e O Mundo Inteiro é um Palco

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

- Workshop Artesanias Digitais - Dia 28/03, às 16h

- Lives e bate-papos com mediação de Heloísa Sousa - Teatro das Cabras e Farofa Crítica – A partir do dia 26/03, às 16h, no perfil @boboxproducoes no Instagram

ESPETÁCULOS - 26 a 31 de março

ABRAZO - Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare

MEU SERIDÓ - Casa de Zoé NO CORAÇÃO DA LUA - Grupo Estação de Teatro

METRÓPOLE - Inquieta Cia.

METRÓPOLE ON-LINE | Arte para alimentar - Inquieta Cia.

A CASATÓRIA C'A DEFUNTA - Cia. Pão Doce

SAL, MENINO MAR - Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias

Exibição: www.bobox.com.br/festival

- Mais informações nas redes sociais da BOBOX Produções:

Instagram - @boboxproducoes

Facebook - /boboxproducoes

boboxproducoes@gmail.com

(84) 9 9100-5352

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black